Reforma ortográfica: fique por dentro

6 de abril de 2011

Como comprar um teclado

Uma pergunta comum  e frequente feita pelos alunos é: "Qual teclado devo comprar?"
Na página Dicas, seção "como comprar um instrumento", faço observações importantes para uma boa compra, seja de qual instrumento for. Vale a pena dar uma lida.
No caso dos teclados, acrescento que alguns ítens devem ser conferidos:



  • possuir 5 oitavas ou mais
  • tecla tamanho profissional (tamanho da tecla do piano acústico)
  • visor (tela que apresente o que está sendo registrado)
Considero estes três ítens acima, indispensáveis. Além disso, você também tem que escutar o som do instrumento. Peça ao vendedor que toque uma música e OUÇA. O som deve ser agradável, o mais próximo possível dos instrumentos reais. Som parecido com musiquinha de vídeo game, ouvido nenhum merece! Atenção aos teclados mais baratos que possuem muitos recursos de gravação, barulhinhos interessantes, "três mil" ritmos, "oito mil" instrumentos. Normalmente são artifícios que mascaram a baixa qualidade do som. Os teclados profissionais costumam ter vários recursos, sons e ritmos de excelente qualidade, mas o preço é bem mais salgado.
Finalmente, muito bom mesmo, porém, disponível para quem quer gastar um pouquinho mais, é o recurso de expandir a memória de sons e ritmos. As entradas USB são bem úteis para isso. E, a maior vantagem, é você poder tocar músicas brasileiras, com arranjos genuínos de samba, axé, forró, guarânia etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário