- Faça uma leitura prévia da partitura identificando armaduras de clave, tom, modulações, dedilhados e acordes diferentes, alguns pontos onde você terá probabilidade de errar.
- Não ceda à tentação de ir tocando tudo de uma vez. Acerte primeiro a mão direita, depois a mão esquerda, junte as duas contando corretamente os tempos.
- Se errar durante a execução, não adianta voltar ao início. Identifique primeiro a causa do erro, treine só naquele trecho até vencer a dificuldade, depois volte ao início e toque a música toda. Treinar onde já está bom é perda de tempo precioso se existem partes onde o treino é mais necessário.
- Se houver ritornellos ou outros tipos de repetições, não deixe de executá-las durante os treinos.
- Se tiver pouco tempo durante a semana, dê sempre prioridade de estudo para as músicas que estão mais adiantadas e para aquelas que você já estiver treinando há muito tempo.
- É melhor treinar menos tempo mais dias na semana, do que muito tempo em um dia só.
- Os melhores resultados são obtidos treinando no dia da aula, após a aula. As dicas e correções feitas pelo professor estão bem "frescas" na memória, possibilitando maior aproveitamento.
- Tente vincular a prática com alguma atividade que você tem todos os dias. Por exemplo: treinar 20 minutos todos os dias antes de almoçar, ou tomar banho, ou após o café da manhã etc.
- Tente respeitar aquele horário, não atendendo celular, telefone, mensagens. Todas as vezes que o foco é perdido com outra atividade, as conexões cerebrais têm que ser refeitas quando voltar à anterior.
- Costumo dizer que na casa onde um estuda música todo mundo estuda música. Mas, como tudo evolui, isso também já não é mais a regra. Os fones de ouvido são ótimos acessórios para resolver este problema. Se seu instrumento permitir, use-o. Cuidado com o volume, pois alto demais prejudica a audição.
Aqui você encontrará dicas, links interessantes, partituras e mais... tel.: (31)3461-8485
Reforma ortográfica: fique por dentro
19 de abril de 2011
Top 10 dicas para otimizar a prática do instrumento
Marcadores:
dicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
muito boa essas dicas! tenho 11 anos e amo estudar Piano (Ana Sp)
Postar um comentário