Reforma ortográfica: fique por dentro

30 de junho de 2011

12 dicas para cantar bem

Aprender o caminho certo da impostação vocal sozinho,  sem orientação profissional,  é muito raro. É o mesmo risco que fazer musculação por conta própria, ou pilotar um helicóptero sem o auxílio de um instrutor. Mas é fato que lesões,  fendas e calos, são comuns nas pregas vocais de cantores e atores menos cuidadosos.  Utilize as técnicas corretas para ter sempre uma voz jovem e saudável.

1.       Durante a fonação, mantenha a cabeça reta, uma postura ereta com os dois pés apoiados no chão, pois assim permite a passagem do ar sem dificuldades e o diafragma trabalha melhor.
2.       Articular bem as palavras, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal.
3.       Não economize na hora de comprar equipamentos para a voz. Os microfones devem receber atenção especial. Utilize somente a linha profissional. Quando tentamos compensar a má qualidade do som, com a voz, acabamos afônicos.
4.       Os pés devem estar afastados na direção dos ombros .
5.       Coluna reta, ombros e braços relaxados a fim de não tensionar o pescoço.
6.       Queixo reto, olhando sempre para frente .
7.       Não fixar o olhar em nenhum ponto para não perder a concentração.
8.       Sentar na ponta da cadeira sobre os ossos das nádegas (faça o movimento para os lados, como uma canoa e verifique se está na posição correta) .
9.       A inspiração deverá ser sempre nasal, pois o nariz funciona como um filtro de ar.
10.   Para saber a sua classificação vocal, você tem de ser avaliado por um professor de Canto/Técnica Vocal que irá, através de exercícios vocais (vocalises) classificar sua voz.
11.   Quase sempre nos espelhamos em algum cantor/cantora/banda da qual somos fãs e tentamos imitá-los sem saber que podemos agredir nossas cordas vocais tentando cantar numa extensão vocal que não é a nossa.
12.   Podemos cantar qualquer música que quisermos desde que ela esteja no nosso tom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário