Reforma ortográfica: fique por dentro

19 de junho de 2011

Piano: acústico ou digital?


Esta é uma pergunta frequente que respondo. Como há anos tenho um piano acústico e um digital, conheço bem da minha convivência com cada um.
Nada substituirá o piano acústico em seu timbre, porte e beleza do som. Mas a tecnologia tem sido nossa amiga em muitas coisas: tem melhorado nossa saúde, nosso aprendizado, tem nos aproximado das pessoas que estão longe, e tem nos ajudado também na área musical.
Apesar de toda soberania do piano acústico, o piano digital tem no mínimo duas vantagens enormes.
A primeira: não desafina. Isto é ótimo, pois devido à escassez da mão de obra de afinadores tarimbados, quem tem um piano acústico, quando chega a hora de afinar, o que ocorre no mínimo de 6 em 6 meses para quem realmente toca o piano, se depara com duas situações: demora e preço alto. Atenção: estou falando aqui de afinadores renomados, pois seriam os escolhidos para afinar o meu piano por exemplo.
A segunda: possui controle de volume e possibilidade de tocar com fone de ouvido. Quem está estudando uma música, às vezes repete um mesmo trecho por horas. Outras pessoas da casa, muitas vezes são compreensivas e há até mesmo quem goste de ficar ouvindo os progressos de quem está tocando. Mas, seu vizinho de apartamento, que está querendo assistir aquela novela, ou ouvir o cd de seu cantor predileto, garanto que não acha nada divertido participar da sua maratona de 4 horas diárias de prática. Também não posso deixar de confessar que, eu, por exemplo, já toquei várias vezes de madrugada, quando me faltava o sono. Benditos fones de ouvido!
Conclusão: se você tem uma casa espaçosa , acusticamente adequada para acomodar um piano acústico e na sua cidade tenha bons profissionais para cuidarem do perfeito funcionamento do seu piano, não hesite em adquiri-lo. Mas, se você mora em apartamento, casa pequena ou com vizinhos muito próximos, gosta de praticar à noite ou finais de semana, se tem dificuldades na sua cidade de encontrar bons afinadores, não pense duas vezes: adquira um piano digital. As melhores marcas do mercado possuem um sistema de "sampleamento" (amostragem) de som excelente e já conheço pianistas de orquestra sinfônica que se renderam a este milagre tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário