Reforma ortográfica: fique por dentro

23 de abril de 2011

Musicalização infantil - entenda o que é:





Musicalização infantil diz respeito à fase de aprendizado musical em que a criança experimenta, cria e observa, transforma, aprende propriedades do som (timbre, intensidade, altura e duração), tipos de instrumentos, formas de ouvir, de interpretar, tudo de maneira lúdica, ou seja, aprende brincando.

Necessidade: 
Na ausência dos pais, que trabalham fora durante todo o dia, as crianças ficam limitadas às brincadeiras no computador, videogame ou tv, atividades estas que não incentivam o ato de cantar, dançar, brincar de roda e outras atividades musicais e rítmicas importantes de serem praticadas na  infância.
É importante e altamente recomendável que antes de aprender a tocar um instrumento a criança desperte sua sensibilidade musical, por exemplo, pelo acesso ao folclore, para resgatar canções e brincadeiras que possibilitem seu desenvolvimento sensório motor e a educação de seu ouvido musical. 

Indicações: 
A musicalização infantil é indicada para todas as crianças a partir de três anos de idade, trabalhando a locomoção, o ritmo, o equilíbrio, a lateralidade (direito / esquerdo), e principalmente os sons, disciplina para ouvir, esperar, incentivo para interagir e participar, sempre no ritmo correto, sem atrasar ou adiantar. 

Benefícios: 
Desenvolvimento da sensibilidade musical, pré requisito para tocar qualquer instrumento ou cantar.
Desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro ( intuição, sensibilidade).
O senso de ritmo auxilia no tratamento de problemas respiratórios e da fala, ansiedade e hiperatividade, assim como também nos  problemas de aprendizado. Melhora substancialmente a capacidade de concentração, memória, entendimento da geometria, raciocínio lógico e matemático.
Crianças com dificuldade de socialização também são beneficiadas, pois a música favorece o entrosamento e participação de muitas pessoas ao mesmo tempo. Ela reúne e encanta, proporcionando momentos alegres e felizes ao grupo.


Por: Mônica Vieira
engenheira, professora e musicista

Nenhum comentário:

Postar um comentário