Reforma ortográfica: fique por dentro

5 de maio de 2011

Como funciona o programa Encore?


O programa Encore é um editor de partituras. Com ele é possível escrever, editar e tocar uma partitura musical, com vários instrumentos, enfim uma grade de orquestra completa.
São duas as formas para você escrever uma partitura: através do teclado e mouse, entrando com as figuras de notas e posicionando-as na pauta, e em tempo real, conectando um instrumento, por exemplo: um teclado, através de um cabo midi, na placa de som do computador ou módulo externo. Quando você conecta o instrumento via cabo, à medida que você toca vão aparecendo as notas na pauta, na tela do computador. Depois que você termina de tocar os valores das notas são quantizados. Então está na hora de editar a partitura. Nesta fase, quanto mais conhecimento de teoria musical você tiver, melhor e mais limpa  ficará a versão final do seu trabalho. Você poderá incluir símbolos, notação de dinâmica e interpretação, dedilhado, comentários etc. A maioria dos símbolos tem efeito meramente gráfico, mas, alguns, como o ritornello (sinal que indica repetição), têm efeito de ação, ou seja, quando a música é tocada no programa, a ação determinada pelo sinal é executada.

Se sua partitura for cifrada, as cifras terão que ser adicionadas manualmente e não serão tocadas junto com a música.
Trabalho feito, você poderá salvar a sua partitura. Existem algumas opções de formatos para serem escolhidos, entre eles o enc e o mid. Veja o post Partituras na internet Se salvar no formato mid, este arquivo poderá ser usado nas suas performances no instrumento. Vice versa, um arquivo mid pode ser aberto no Encore, editado, tocado e impresso em partitura.
Existem na internet versões do programa em português. Confesso que prefiro a forma original em inglês.
Na página Partituras existem várias opções de download de partituras no formato do Encore. Visite e aproveite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário