Reforma ortográfica: fique por dentro

11 de junho de 2011

Quanto tempo se leva para aprender um instrumento musical?


Quanto tempo se leva para aprender um instrumento musical?

Esta é uma pergunta que admite várias respostas. Se eu fosse dar uma resposta geral, diria que não há como determinar o tempo gasto no aprendizado do instrumento, pois depende de vários parâmetros. Vejamos alguns:



  1. Aptidão: é o que chamamos de "dom". Cada pessoa tem um nível de aptidão para tocar um instrumento: aptidão baixa, média ou alta. A aptidão é determinada principalmente por dois fatores: o fator de nascimento, quando a pessoa apresenta facilidade para tocar determinado instrumento, sem nunca ter tido um contato maior com ele, nem com ninguém da família que toque. O outro fator é o ambiente: as estatísticas comprovam que quando existe um instrumentista na família, principalmente se este for mãe ou pai, o ambiente musical desta família propicia ao filho desenvolver aptidão para tocar algum instrumento.
  2. Idade: aprender um instrumento é possível em qualquer idade. É comum ouvirmos que os mais jovens aprendem mais rápido, porém, a minha experiência comprova que a responsabilidade e disciplina dos adultos costuma compensar a facilidade dos mais novos. Entretanto, outros fatores influem na questão da idade. A falta de tempo para treinar é o principal entrave no aprendizado dos mais maduros. Horários muito longos de trabalho e a quantidade de compromissos costumam comprometer a assiduidade às aulas, atrasando o desenvolvimento. Entretanto, os adultos que não faltam às aulas e são disciplinados na prática, costumam aprender tão rápido quanto os mais jovens.
  3. Nível de aperfeiçoamento: aprender o básico do instrumento leva alguns meses. Se você está querendo tocar algumas músicas simples e entender o funcionamento do instrumento e sua técnica básica, com alguns poucos meses você estará satisfeito. Mas, quanto maior for a sua exigência, maior o tempo necessário para dominar técnicas mais complexas e avnçadas. Neste caso, contamos o tempo em anos, para qualquer pessoa. Os mais aptos e os menos aptos.
  4. Escolha do instrumento: Existem instrumentos mais fáceis que outros. Alguns instrumentos de percussão, por exemplo, podem ser mais fáceis que um saxofone. Assim, levará menos tempo para aprendê-lo. Outros instrumentos, são de leitura de uma única pauta, como a flauta doce, que também é considerada um instrumento fácil. O piano, por exemplo, é um instrumento mais difícil, de leitura simultânea de duas pautas. Não será possível, com a mesma quantidade de tempo de estudo e treino, ficar no mesmo nível de outros instrumentos cuja facilidade é maior.
  5. Tempo de prática: Este talvez seja o parâmetro mais determinante para aumentar ou diminuir o tempo que você levará para aprender. Ainda não foi descoberto um método para aprender um instrumento musical que não precise de treino. E quando digo treino, quero dizer horas de treino por semana. Veja também os artigos Top 10 dicas para otimizar a prática do instrumento e Como treinar.
 Tocar é sempre um prazer e estudar um desafio. Aqueles que praticam mais, aprendem mais. E como estamos aqui falando de horas, cuidado com a postura, pois muitas horas com a coluna ou o pescoço em má posição podem ocasionar dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário