Reforma ortográfica: fique por dentro

3 de junho de 2011

Você sabe o que é amusia?


Amusia congênita é um problema neurológico que causa a uma pessoa a incapacidade de lembrar-se de  uma melodia.

Na história, podemos citar como portadores de amusia: Ulysses S. Grant, o 18º presidente dos Estados Unidos e Che Guevara.

Apesar de casos de amusia serem relatados desde 1878, só em 2002 foi publicado o primeiro estudo sério a respeito, pela especialista da Universidade de Montreal, no Canadá, Isabelle Peretz. Ela concluiu que uma  paciente pesquisada não detectava diferenças de tom nas melodias que ela ouvia. Se fossem tocadas duas notas em sequência, ela raramente conseguia dizer se a segunda era mais alta ou mais baixa que a primeira, ou se as duas estavam no mesmo tom. Para os amusicais, mesmo um salto de oitava pode passar despercebido.

Outros pesquisadores têm relatado vários casos similares. Essas pessoas possuem audição, inteligência e memórias normais, mas não possuem nenhuma percepção melódica. Para eles, uma melodia é bem parecida com qualquer outra e canções já ouvidas muitas vezes são irreconhecíveis sem a letra. A estatística mais aceita é que a amusia congênita ocorra em 4% da população e é genético.

De acordo com Peretz, o cérebro é equipado com um módulo de processamento melódico, o qual ocasionalmente não se desenvolve completamente. Por isso afeta somente a percepção musical. Se esta informação for correta, a música, assim como a linguagem, é inata, implantada de forma profunda em nossos cérebros.

Peretz também descobriu que mais ou menos a metade dos amusicais também têm problemas na percepção rítmica. E apenas alguns amusicais ouvem somente barulhos. Para a maioria, a música é somente algo confuso.

Se a amusia é uma anomalia ou um conjunto delas, a esperança é que seu estudo possa beneficiar àqueles desafortunados excluídos do profundo prazer da música. Peretz julga que a intervenção no problema pode permitir lidar com a plasticidade normal do cérebro e reparar alguns dos danos. "Não há chances de ajudar os adultos," ela diz. "Já tentamos. Mas quem sabe as crianças".

Fonte: Revista New Scientist, vol. 197, nr. 2644 (23 de fevereiro de 2008), p. 37.
Artigo original disponível on-line (como parte de um artigo maior) em http://www.newscientist.com/article/mg19726441.500-music-special-the-illusion-of-music.html

Você sofre de amusia? Faça um teste gratuito em: http://www.delosis.com/listening/home.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário