Reforma ortográfica: fique por dentro

6 de junho de 2011

Tutorial – registração no teclado arranjador


Este tutorial pretende explicar a registração em linhas gerais, já que cada teclado possui uma forma diferente para registrar e os nomes dos botões podem variar, mas com a mesma função. Encontrando os botões certos, os passos costumam ser similares.

Registrar as opções de ritmo e instrumento para tocar com o arranjo automático do teclado é uma tarefa simples. Veja como fazer seguindo os passos abaixo:

  1. Ligar o teclado. Se houver várias opções para ligar, escolha fingered ou chords. Se você toca com os acordes completos, quer dizer, tocando as três ou quatro notas, não escolha as opções inteligentes, que são para aqueles que não executam os acordes completos.
  2. Caso ainda não tenha escolhido as opções acima, aperte o botão auto acompanhamento (pode estar escrito em inglês ou abreviado), ou fingered, ou chords.
  3. Quem preferir tocar sem a sensibilidade do teclado (mais força= som mais alto, menos força= som mais baixo), deve desativar o botão ou a opção no painel touch response.
  4. Escolher um ritmo na sua lista de ritmos, de acordo com a música que você for tocar. Muitas partituras já vêm com uma sugestão para você escolher.
  5. "Avisar ao teclado" que os números que serão digitados serão de ritmo. Pode ser feito pressionando style antes dos números.
  6. Escolher um instrumento na sua lista de instrumentos, de acordo com o ritmo que você escolheu.
  7. "Avisar ao teclado" que os números que serão digitados serão de instrumento. Pode ser feito pressionando voice antes dos números.
  8. Regular o botão tempo de acordo com o andamento da música. Se não estiver especificado na partitura, escute o ritmo tocando para ajustar a velocidade de acordo com o andamento que você estiver tocando.
  9. Use o botão sync start para que o ritmo seja iniciado junto com a execução do primeiro acorde. IMPORTANTE: você notará que neste modo de execução, quando pressionar as teclas do acorde com a mão esquerda, não soará som da "batida" nas teclas. Somente o arranjo da orquestra do teclado, no tom do acorde executado. Mudando-se o acorde, muda-se o tom da orquestra, mas não soa som de tocar as teclas. O som da mão direita, onde será executada a melodia, soará normalmente com o toque das teclas.
  10. Se quiser colocar introdução no ritmo, pressione onde está escrito intro.
  11. Comece a tocar. Se escolheu introdução, toque o primeiro acorde e aguarde o momento de começar a tocar a melodia. No final, se desejar, aperte ending para dar estilo ao final e não terminar abruptamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

legal ein

Postar um comentário