Reforma ortográfica: fique por dentro

7 de setembro de 2011

Piano digital desafina?

"Piano digital desafina?" Muita gente tem me feito esta pergunta. Para que a resposta fique ao alcance do entendimento de todos, antes, deixe-me esclarecer uma coisa:
O piano acústico é um instrumento de corda, assim como o violão, ou a harpa, por exemplo. Como todo instrumento de corda, precisa ser afinado de tempos em tempos, pois é natural, por causa do material de que é feita a corda, que ela vá "laceando", amaciando, à medida que é puxada ou tocada. Basta imaginarmos, que a corda, a grosso modo, se assemelha a uma mola. Quando prendemos a mola esticada, em suas extremidades, ela tende a voltar para o seu estado inicial. O que não deixa que isso aconteça é o fato dela estar presa. Mas com o tempo, com o estica e puxa ou o bater do martelo no caso dos pianos, ela sofre um pouco de relaxamento. O som muda e dizemos que está desafinado. O afinador tem que esticar a corda, ouvindo o seu som e comparando com outras que estão afinadas, ou com o diapasão, ou um afinador eletrônico e deixá-la com o som correto, ou seja, afinado.

Entendido isso, passemos para a resposta da pergunta: o piano digital não é um instrumento de corda. Ele não possui, sequer, cordas. Ele é um instrumento eletrônico. O som que ouvimos é obtido depois que um código é transmitido a uma placa eletrônica que entende esse código como dó, ré ou mi e as outras notas e o amplifica para a saída de auto falantes. Essa placa eletrônica não laceia, não amacia, não relaxa, ou seja, não desafina, não tem como acontecer isso. Portanto, o piano digital pode ser carregado, levado em automóveis, mudado de posição em uma sala, tocado por horas, dias e anos, que não vai desafinar. Se houver mudança no som pode ser algum defeito do aparelho, ou regulagem da função transpose (falarei sobre esta função em outro post). Veja também: Piano acústico ou digital?

Nenhum comentário:

Postar um comentário