Reforma ortográfica: fique por dentro

31 de julho de 2011

O que é "tocar de ouvido"? Dicas:

Podemos tocar de duas formas: lendo, ou "de ouvido". Nesta segunda forma, queremos dizer que estamos tocando de acordo com nossa intuição e sensibilidade musical. O ouvido nos guia através das notas, nos direcionando se temos que ir para a parte mais grave ou mais aguda do instrumento.
Normalmente, a direção de mais grave ou mais agudo é mais fácil de detectar. O tamanho do intervalo desejado, quer dizer quantas notas devemos saltar para mais grave ou mais agudo, já é um pouco mais difícil. O treino e a vivência com o instrumento é que ajudam a melhorar essa sensibilidade, que é o que chamamos de "educar o ouvido".
Pra quem não tem essa facilidade de reconhecer a direção dos sons, é possível aprender.  O estudo dos intervalos, teoria musical, ditado e solfejo resolvem. Mas o treino continua sendo o principal aliado para educar o ouvido. Tentar, persistir, errar e acertar são melhores do que qualquer estudo teórico.
"Tocar música de ouvido" significa tocar uma música que você ouviu, sem ler a partitura.
Se quiser tentar aprender a tocar uma música de ouvido, experimente seguir as dicas abaixo:
Escolha uma música pequena e que você conheça bem. Por exemplo, "Parabéns pra você".

  1. Cante a primeira sílaba da música e tente encontrar, testando as notas, um som parecido com o que você cantou.
  2. A partir daí, vá experimentando notas próximas, mais agudas ou mais graves, de acordo com a música que você escolheu. 
  3. Assim que acertar mais uma ou duas notas, não passe pra frente. Treine bem o que já deu certo até aí. Só quando estiver firme, continue.
  4. Vá sempre adicionando as notas corretas e treinando desde o início da música, para não perder o tom. Isso também ajuda a memorizar.
  5. Continue fazendo dessa forma até chegar ao fim da música. Por isso é importante escolher uma música pequena para começar.
  6. Se for tocar a partir de uma gravação, faça da mesma forma, com pequenos trechos, sempre recomeçando e conferindo.

Quanto mais você praticar, mais experiente vai ficando.
O termo "educar" é de muita propriedade nesse assunto, pois educar significa ensinar o certo. Mesmo que seu ouvido não saiba, ele pode ser ensinado. E quanto mais músicas você for tocando, mais fáceis vão ficando as próximas.

2 comentários:

Hertes Ivolela disse...

Excelente texto...
Muito didático, prático, e sobretudo sem preconceitos, pois os que lêem partituras muitas vezes olham com desprezo para os músicos intuitivos, ou vice-versa.
Gostei muito desse site e já virei fã.

Anônimo disse...

Sou uma prova viva disto, toco como hobby a vários anos e com isso toco quase qualquer coisa imediatamente, obviamente com uma certa dose de erros, mas sinto muito prazer assim mesmo, nem sempre precisamos ser tão perfeccionistas.

Fernando http://www.youtube.com/user/lareg2

Postar um comentário