Reforma ortográfica: fique por dentro

25 de julho de 2011

Quando desistir de aprender a tocar



Você escolheu um instrumento e decidiu aprender. Superou as críticas dos amigos que diziam que adultos não aprendem mais, insistiu, procurou um professor, comprou o instrumento e deu a largada rumo ao seu objetivo. Parabéns! (Veja: Como começar)

Porém, você não está feliz. Não está saindo do lugar, não acha bonito o que você toca, tem muita, mas muita dificuldade mesmo em entender o processo, está sempre fora do ritmo e a música não sai. Mas já foi investido algum dinheiro e muito tempo, será que deve desistir agora?

 Não. Primeiro é importante responder  algumas perguntas:

1- Tem ido às aulas sem faltar?
2-  Tem praticado mesmo que pouco tempo, mas pelo menos 5 dias na semana?
3-  Tem tido curiosidade de experimentar o instrumento sozinho, tentando se divertir com músicas do seu gosto?
4- Já frequentou aulas com o mesmo professor ininterruptamente por pelo menos 6 meses?

Se respondeu não  a alguma das perguntas acima, pode ser que o que está “envenenando” o seu progresso seja uma dessas razões. Primeiro é necessário corrigir a causa, antes de desistir. Se todas as respostas foram sim, passe adiante:

5- Acha o método de ensino adequado à sua idade e nível de conhecimento?
6- O professor é interessado em saber quais são as suas dificuldades ou dúvidas e tenta ajudá-lo?
7- O professor sabe tocar, mas realmente tem experiência e paciência para ensinar?

Qualquer não  nas respostas 5, 6 e 7, pode significar que precisa trocar o professor.
Se todas as respostas foram sim, passe adiante:

8- Seu instrumento está em boas condições, é um bom instrumento?
9- O som do seu instrumento é agradável a você?
10- Você tem um local em sua casa onde possa estudar sem modificar as características do instrumento(por exemplo ter que tocar piano com abafador, para não fazer barulho, ou tocar o violão baixinho demais para não incomodar alguém)?

Qualquer não nas respostas 8, 9 ou 10 podem significar que o instrumento ou o local que tem para praticar não estão adequados. Um instrumento em más condições, ou com um som que não te agrada, pode ser a raiz do seu problema. A sensação de estar sempre incomodando as pessoas também pode interferir no seu desenvolvimento. Tente fazer algo a respeito para resolver estes problemas primeiro.

11- Há algum problema físico que prejudica sua posição e postura para tocar?
12- Tem estado com algum problema emocional que tem prejudicado sua concentração?

Após responder todas as questões, ainda há uma coisa a fazer: pegue o seu material e veja onde estava na data da sua primeira aula, depois vá a data atual e veja onde está. Confronte com sinceridade o conteúdo das duas datas. Aprender um instrumento é um processo lento e gradual. Muitas vezes nós exigimos muito de nós mesmos a ponto de achar que não progredimos, mas, na verdade temos desenvolvido com passos lentos e firmes.

Ok. Respondeu as perguntas sem achar uma causa para o seu problema e verificou que realmente não houve nenhum desenvolvimento. Então aconselho você a repensar na continuidade ou não do seu aprendizado. A falta de aptidão musical pode existir, ou até mesmo uma certa amusia. Se você for uma pessoa tranquila, que não está com pressa nem ansiosa demais para tocar, continue, pois em algum momento você pode superar a dificuldade e começar a deslanchar. Mas, se você está ansioso e não progredir te proporciona um aumento dessa ansiedade, sem dúvida, você deve interromper seus estudos. Talvez tentar recomeçar em outra época, num período que a vida estiver mais tranquila... (veja: Música na idade adulta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário