Reforma ortográfica: fique por dentro

22 de junho de 2011

Como aprender as batidas dos ritmos no violão

Quem está aprendendo a tocar violão sempre faz a pergunta: "como é a batida desta música?"

Entretanto, na música moderna, os ritmos se misturam muito, podendo até misturar mais de um estilo em uma mesma música, o que dificulta a classificação dos estilos como simplesmente pop, baião, balada.

Bem, não é necessário fazer a batida idêntica à do violonista "fulano de tal", que está tocando junto com uma banda inteira e o efeito é completamente diferente. Melhor é seguir as seguintes dicas:

1- Ouça a música e preste atenção no ritmo como um todo, não apenas na parte do violão. Isso já será uma boa referência da velocidade, dos fortes e fracos ou possíveis abafamentos do ritmo.
2-  É bom também prestar atenção nas "viradas" ou "fills" da bateria, que são aqueles trechos onde o baterista faz algo diferente, normalmente para introduzir uma mudança no ritmo ou uma repetição. Nestas partes você pode fazer também variações na sua batida, por exemplo, tocar para baixo várias vezes seguidas e em maior velocidade.
3- Porém, se em algum momento da música o violão ganha destaque para um solo por exemplo, vale a pena aprender a fazer igual.
4- A melhor forma para aprender a batida de uma música é tocar junto com uma gravação. Afine seu violão e estude primeiro as cifras e a sequência delas, até fazer as mudanças sem paradas. Procure tocar as músicas no mesmo tom da gravação. Quando estiver firme na passagem dos acordes, coloque a música para tocar e toque junto com ela, mesmo que com alguns atropelos no início; provavelmente isso será resolvido mais adiante.
5- Se não conseguir da primeira vez, não desista. Ninguém nasce sabendo, nem mesmo o guitarrista da sua banda predileta. Tenha certeza que ele investiu muito tempo de treino e teve muita persistência para conseguir os efeitos desejados. E o principal: não desistiu na primeira dificuldade. Aprender um instrumento significa persistir e treinar sempre (veja mais dicas em: tempo para aprender um instrumento e como começar a aprender um instrumento).





Quer assistir vídeos ensinando diversos tipos de batidas de ritmo? Vá à  página Violão e assista: Ritmos para violão 1  e Ritmos para violão 2.  Outros vídeos de como afinar, trocar cordas, como usar a palheta, como tocar uma escala maior no violão, também estão lá.

5 comentários:

Anônimo disse...

you're really a good webmaster. The web site loading speed is amazing. It sort of feels that you'гe
ԁoing any unique trick. Furthermorе, The contеnts are masteгωoгκ.
you have dοne a gгeat task on thiѕ subjеct!



Stop bу my blog :: http://tequilasunriserecordshop.blogspot.com/2009/01/new-arrivalsrestocks-for-friday-january_16.html

Anônimo disse...

Hеllo there! Quіck queѕtion that's totally off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My website looks weird when browsing from my iphone4. I'm trуing
to finԁ a theme oг plugin thаt might be able
tο corгect this issue. Ιf you have аnу rеcommendationѕ,
please share. Μаny thаnks!

Нerе is my page: beechbumm.com
my page: sfgate.com

Music House disse...

Implementada a opção de visualização em celular. Obrigada pela dica.

Anônimo disse...

Thank you for thе auspiciоus wrіteup.
It aсtuallу wаs once a enjoyment account it.
Glancе complicаted to far introduceԁ agreeable from yοu!

By the way, how cοuld we communіcate?


Ϻy wеb-ѕite: v2 cigs review
My website > HTTP://Www.Flokib.At/Mediawiki/Index.Php?Title=Benutzer:ChristinE

Anônimo disse...

Thanks for а mагvеlous posting!
Ι dеfіnіtely enјoyed reaԁing іt, you maу
bе а great authoг. I will make сertain to bookmaгk your blog аnd ωill eventuаlly сomе
back frοm now on. I wаnt to encouragе you
tо continue yοur gгeat job, hаve a nісe wеekend!



Аlsо visit my homepage Highly recommended Internet page

Postar um comentário